Tom Dixon e a gigante IKEA desenvolveram um experimento em agricultura urbana a ser exibida no Chelsea Flower Show em Londres. Intitulado Gardening Will Save The World , o projeto explora o contraste do natural com o high-tech, oferecendo ideias alternativas e formas mais sustentáveis para o cultivo de alimentos.
O projeto objetiva mostrar como as pessoas podem contribuir para o movimento de cultivo de alimentos em casa e fazer a diferença na redução do desperdício de comida, além de comunicar a beleza e a importância funcional da horticultura, tanto pelo conhecimento tradicional quanto pelo que há de mais avançado em inovação.
Como parte do Chelsea Flower Show, projetamos e realizamos um modelo experimental para o cultivo de plantas no ambiente urbano. Com o objetivo de retribuir às cidades e criar paisagens produtivas dentro das zonas urbanas, o jardim inclui uma paisagem modular elevada com plantas comestíveis e medicinais e um jardim fechado abastecido por sistemas hidropônicos e iluminação controlável.
-Tom Dixon
O jardim de mais de 4 mil plantas será dividido em dois níveis, com um laboratório de horticultura na base, que usa a tecnologia hidropônica, e um jardim elevado servindo como um oásis botânico para os visitantes.
Tom Dixon também está desenvolvendo protótipos para a agricultura urbana que estarão disponíveis nas lojas IKEA do mundo todo a partir de 2021. Esta é a segunda fase do projeto colaborativo entre a IKEA e Dixon, que objetiva encontrar soluções sustentáveis e acessíveis para o cultivo de plantas e vegetais em nossas casas e ambientes urbanos.
Via: Tom Dixon